Acompanhe nas redes sociais

propostas

São objetivos da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário:

 

  • Acompanhar e aprimorar as políticas e ações de preservação da memória ferroviária;

 

  • Acompanhar a tramitação e propor matérias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que tratem da sua preservação;

 

  • Fomentar a restauração, a conservação, a preservação adequada e entrega ao uso público do patrimônio histórico ferroviário.

 

  • Promover debates, simpósios, seminários, audiências públicas e outros eventos pertinentes ao tema;

 

  • Promover o intercâmbio com entes assemelhados de parlamentos e entidades nacionais e de outros países visando o intercâmbio de ações e projetos correlatos;

 

  • Colaborar com órgãos, associações e entidades relacionados à preservação da memória ferroviária;

 

  • Estimular e valorizar a participação da sociedade nas discussões sobre a forma e importância de manter o acervo histórico das ferrovias

objetivo

A Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário tem como um de seus principais objetivos acompanhar e aprimorar as políticas e as ações de preservação da memória ferroviária, trabalhando na articulação de diferentes projetos de restauração e preservação do acervo móvel e imóvel ligados à história das ferrovias. A criação de conexão entre as autoridades municipais, as entidades, Ministérios e Organizações que podem colaborar juntos por esse avanço é uma de suas funções: utilizar do conhecimento já pré-adquirido para facilitar a instalação de novas ações que favoreçam a preservação do patrimônio ferroviário, fomentando um importante cuidado com a cultura e história locais e regionais, além de possibilitar o crescimento do turismo, da economia e consequentemente das oportunidades de emprego.

lançamento

Composta por 205 deputados federais e 8 senadores, a Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário foi lançada na Câmara dos Deputados no dia 10 de agosto de 2016, com a presença do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, de deputados, senadores, prefeitos, vereadores, lideranças de diversos municípios e entidades, entre outras autoridades, que estiveram juntas neste evento demonstrando apoio e reforçando a importância desta Frente Parlamentar idealizada e presidida pelo deputado federal Marcio Alvino.

estatuto

“Buscamos resgatar e preservar a história de nossas ferrovias, dando nova vida à bens móveis e imóveis que já foram símbolos de desenvolvimento. Tenho certeza de que por meio da recuperação destas memórias repletas de belezas vamos conseguir melhorar o potencial turístico de muitas cidades, trazendo crescimento econômico e oportunidades de emprego para a população, não só recuperando o passado, mas criando um futuro melhor!”

pleitos

Acompanhe aqui alguns exemplos dos pleitos concluídos com sucesso que demonstram o trabalho do deputado e desta Frente Parlamentar nas cidades de diversas regiões do Estado.
Escolha o município que deseja saber

O deputado federal Marcio Alvino, por meio da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, está trabalhando para atender os diferentes pedidos que são entregues aos seus escritórios e gabinete. São diversas demandas que contam com o seu empenho: cessão de imóveis e móveis da extinta RFFSA,  recursos para reforma de estações, recuperação de vagões, implantação de Passeio Turístico e outros projetos, reurbanização das áreas ao torno das antigas estações, apoio na preservação destes patrimônios, entre outras.

Conheça as
Proposições
  • REQ 2225/2015 - Requer a criação e registro da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário
  • INC 2268/2016 - Sugere aos Ministérios dos Transportes e do Planejamento a inclusão dos ferroviários aposentados e pensionistas da RFFSA entre os beneficiários dos planos da GEAP Autogestão em Saúde.
  • PL 911/2015 - Dispõe sobre a cessão de uso dos bens imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. transferidos para a União.

outras frentes parlamentares