Acompanhe nas redes sociais

blog

21

| agosto

2019

EVENTO QUE MARCA A ABERTURA DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA É REALIZADO EM BRASÍLIA

Dedicação, comprometimento e união, esses foram alguns dos sentimentos que pautaram a cerimônia de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla realizada, hoje, em Brasília. Foi muito bom reunir pessoas que trabalham em prol de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva e que estão empenhadas em garantir os direitos das pessoas com deficiência, especialmente intelectual e múltipla.

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece do dia 21 a 28 de agosto e tem como tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Durante esse período várias atividades de conscientização acontecem simultaneamente em entidades de todo o país.

O evento contou com as presenças ilustres de Sérgio Moro e Rosangela Moro, Ministro da Justiça e Segurança Pública e Procuradora Jurídica da Federação Nacional das Apaes, respectivamente; de Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; de Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde; de Eduardo Barbosa, deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes, das Pestalozzis e de Entidades Coirmãs; de Tereza Nelma, deputado federal; de Jose Turozi, presidente da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES); de Ester Pacheco, presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi; de Francisco Matus Além Felipe, Autodefensor da Apae Brasil; de Tâmara Tamires Soares Silva, Autodefensora da Apae Brasil; de Bernardo Goytacazes, secretário de Modalidades Especializadas de Educação, representando o Ministério da Educação; de Patrícia Andréa Oliveira, coordenadora-geral de Capacitação de Profissionais da Educação Especial da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP); Angelo Roberto Gonçalves, coordenador Geral da Saúde da Pessoa com Deficiência, representando o Ministério da Saúde; dra. Cristiany de Castro, presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo e secretária executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes, das Pestalozzis e de Entidades Coirmãs, dos deputados federais Carmen Zanatto, Erika Kokay, João Campos, Rodrigo Coelho, Pastor Gil do Maranhão, Alan Rick, Miguel Lomardi, Pedro Cunha, Marcelo Brum, Julian Limos, Maria Rosas, Darci de Matos, Soraya Manato e diversas autoridades do setor.

Como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes, das Pestalozzis e de Entidades Coirmãs e defensor das Apaes, tenho compromisso de buscar mais investimentos, apoiar e fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas às instituições que trabalham em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Vamos consolidar a luta para que as pessoas com deficiência possam usufruir da sua autonomia e independência, sendo respeitadas em sua liberdade para fazer as próprias escolhas!

Agradeço a presença de todos que prestigiaram o evento e em especial a banda Baião de Dois composta por usuários das Apae do Distrito Federal por nos presentear com a bela apresentação. Juntos podemos fazer a diferença e promover mudanças positivas. Em meu primeiro mandato tive a oportunidade de destinar mais de R$ 3,3 MILHÕES para dezenas de Entidades do Estado. As APAEs são prioridades e podem contar comigo.