Filho de Conceição Aparecida Alvino de Souza e Sebastião Alvino de Souza, Marcio nasceu no dia 14 de junho de 1969, vivendo em Guararema, junto a sua mãe, pai e também ao seu irmão José Luiz.
O atual deputado federal, desde pequeno, já vivia dentro do mundo da política, presenciando o amor de seu pai por Guararema, cidade da qual Sebastião foi prefeito por dois mandatos. Desta forma, a política sempre foi um assunto ao qual Marcio criou uma grande familiaridade, filiando-se ao Partido Liberal (PL) no dia 09 de novembro de 1987, que passou a ser o atual Partido da República (após fundir-se ao PRONA), o qual ele integra até hoje.
Seus primeiros anos de vida foram abalados por uma triste tragédia: em 1982, um acidente tirou a vida de seu único irmão, José Luiz e, por causa desta fatalidade, Sebastião se afastou da política no mesmo ano. Em 1988, o destino exigiu-lhe mais uma vez forças e superação, quando seu pai, após decidir retornar ao executivo municipal, acabou falecendo em um acidente que ocorreu durante o período da campanha eleitoral. Apesar de ser ainda jovem, Marcio tomou para si a responsabilidade de ser o alicerce da família e foi o primeiro a incentivar sua mãe a dar continuidade ao trabalho de Sebastião na vida pública. Conceição, motivada pelas ideias do marido e pelo apoio irrestrito do filho, candidatou-se e foi eleita prefeita de Guararema em 1989. Este seria o seu primeiro mandato, mas não o último, sendo eleita ainda mais duas vezes.