Acompanhe nas redes sociais

sobre marcio alvino

Marcio Alvino, graças a uma trajetória política reconhecida e respeitada em todo o Estado de São Paulo, foi eleito em 2014 deputado federal pelo Partido da República (PR). Foram no total 179.950 votos de confiança que o levaram a ser o décimo quarto colocado daquele ano, conquistando a possibilidade de continuar lutando, agora na Câmara dos Deputados, por aquilo que ele lutou durante toda a sua carreira: a melhoria das condições de vida de todo cidadão.

linha do tempo

Fazer, e fazer bem feito!

1969

Filho de Conceição Aparecida Alvino de Souza e Sebastião Alvino de Souza, Marcio nasceu no dia 14 de junho de 1969, vivendo em Guararema, junto a sua mãe, pai e também ao seu irmão José Luiz.

 

O atual deputado federal, desde pequeno, já vivia dentro do mundo da política, presenciando o amor de seu pai por Guararema, cidade da qual Sebastião foi prefeito por dois mandatos. Desta forma, a política sempre foi um assunto ao qual Marcio criou uma grande familiaridade, filiando-se ao Partido Liberal (PL) no dia 09 de novembro de 1987, que passou a ser o atual Partido da República (após fundir-se ao PRONA), o qual ele integra até hoje.

 

Seus primeiros anos de vida foram abalados por uma triste tragédia: em 1982, um acidente tirou a vida de seu único irmão, José Luiz e, por causa desta fatalidade, Sebastião se afastou da política no mesmo ano. Em 1988, o destino exigiu-lhe mais uma vez forças e superação, quando seu pai, após decidir retornar ao executivo municipal, acabou falecendo em um acidente que ocorreu durante o período da campanha eleitoral. Apesar de ser ainda jovem, Marcio tomou para si a responsabilidade de ser o alicerce da família e foi o primeiro a incentivar sua mãe a dar continuidade ao trabalho de Sebastião na vida pública. Conceição, motivada pelas ideias do marido e pelo apoio irrestrito do filho, candidatou-se e foi eleita prefeita de Guararema em 1989. Este seria o seu primeiro mandato, mas não o último, sendo eleita ainda mais duas vezes.

1990

Com o intuito de adquirir experiência profissional e pessoal, Marcio começou a trabalhar no almoxarifado da Prefeitura de Mogi das Cruzes, durante a gestão do prefeito Waldemar Costa Filho, em 1990. Sentindo-se mais preparado para dar os próximos passos em sua carreira pública, ele passou a ser o braço direito de sua mãe, atuando como assistente de gabinete na Prefeitura de Guararema.

 

Durante toda a sua trajetória, Marcio demonstrou seu amor e dedicação à população de Guararema, trabalhando durante cinco mandatos ao lado dos prefeitos eleitos. Foram três mandatos atuando na gestão da ex-prefeita Conceição, um mandato trabalhando na gestão do ex-prefeito Vicente Mariano e um outro ao lado do ex-prefeito André do Prado, que hoje está em sua segunda gestão como deputado estadual.

2008

Em 2008, a determinação e compromisso que Alvino sempre apresentou pelo desenvolvimento de Guararema, levou-o a ser escolhido para ser o candidato representante de seu partido, sendo eleito prefeito com 67,03% dos votos válidos.

 

Durante o seu primeiro mandato como chefe do Executivo de Guararema, Marcio já pôde começar a realizar com as suas próprias mãos os sonhos idealizados por seu pai. Foram anos marcados por inúmeras obras de infraestrutura, educação e saúde, sempre com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida a todos os moradores da cidade.

 

Já no primeiro ano de mandato, graças aos investimentos e aos resultados obtidos pela sua gestão, Guararema foi certificada pela “Confederação Nacional dos Municípios” com o melhor “Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e Gestão (IRFS)” de 2009 do Estado de São Paulo.

 

Consciente do seu compromisso com os cidadãos e com os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura, Marcio implantou em todas as secretarias o “Sistema de Gestão da Qualidade”, conforme os requisitos da norma ISO 9001:2008. O reconhecimento deste trabalho veio em setembro de 2011, com a Certificação.

2012

Durante as eleições de 2012, todo o esforço e a dedicação empreendidos no primeiro mandato foram reconhecidos nas urnas. A população guararemense mostrou grande apoio e confiança a Marcio, reelegendo-o com 98,47% dos votos válidos, uma votação expressiva e histórica na cidade.

 

O seu segundo mandato foi marcado pela continuidade das obras já iniciadas e também por novos projetos e realizações, que culminaram em premiações e homenagens. Em 2014, Marcio Alvino recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor do Sebrae 2013/2014”, na categoria “Desburocratização”, em virtude da implantação da “Sala do Empreendedor”, espaço criado com o intuito de informar, dar suporte e acompanhar os pequenos e médios empreendedores, criando oportunidades para que eles prosperem na cidade. Além de receber o primeiro lugar no Estado de São Paulo, ele também foi finalista da etapa nacional.

2014

Em abril de 2014, o até então prefeito Marcio Alvino resolveu encarar mais um novo desafio na sua vida pública, candidatando-se ao cargo de deputado federal pelo PR. Para seguir este caminho, viu-se obrigado a renunciar ao cargo de prefeito, porém sabendo que essa seria a oportunidade para brigar por ainda mais melhorias e conquistas para aqueles que sempre o apoiaram.

 

Sua campanha mostrou-se como uma etapa natural de seu amadurecimento político e foi marcada, assim como todo o seu trajeto, pela sua responsabilidade pública, sua seriedade e sua vontade de poder fazer ainda mais. Bem visto pelos moradores dos mais de 400 municípios do Estado de São Paulo pelos quais passou, Alvino foi eleito deputado federal com 179.950 votos.

 

2018

Em 2018, tornou-se o primeiro deputado federal da história do Brasil a implantar um “Sistema de Gestão da Qualidade” no gabinete obtendo o certificado ISO 9001:2015. No mesmo ano, concorreu novamente a reeleição para continuar sua caminhada na Câmara alcançando êxito com 135.844 votos.

Dando prosseguimento à sua caminhada política repleta de projetos e à sua característica de gestor incansável, o deputado federal Marcio Alvino já demonstrou o seu desejo de continuar trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da população, participando ativamente das atividades parlamentares e obtendo 100% de presença nas sessões deliberativas em seus quatro anos de mandato, destinando mais de R$ 75 MILHÕES em emendas parlamentares e já tendo mais 15 MILHÕES garantidos para a próxima legislatura para cidades de diversas regiões, além de trabalhar fazendo gestão junto ao Governo Federal, com o apoio das Frentes Parlamentares que ele preside, para atender aos pedidos dos municípios.